top of page
Buscar

Nutrição e longevidade

Atualizado: 12 de jul.





Você é o que você come. Tudo o que você consome contém nutrientes, minerais, vitaminas e ácidos graxos que servem como informações vitais que afetam sua genética expressão (epigenética) e a saúde de cada um dos seus sistemas.






MANTER A FLEXIBILIDADE METABÓLICA


A flexibilidade metabólica é a capacidade de alternar facilmente entre carboidratos (glicose) e gorduras (ácidos graxos cetônicos) como combustível. Flexibilidade metabólica protege a saúde e a função de todos os seus sistemas orgânicos.

Se você consumir muitos açúcares e carboidratos refinados: seu corpo irá esquecemos legitimamente como usar gorduras para obter energia. Você acaba com MUITO açúcar circulação e prende seu corpo no modo de armazenamento de gordura. Isso resulta em crônica inflamação.


PRINCIPAIS SISTEMAS DE ÓRGÃOS IMPACTADOS PELA NUTRIÇÃO:





VEIAS DE SANGUE



Objetivo MANTER A FLEXIBILIDADE METABÓLICA Seus vasos sanguíneos

são as estradas de seu corpo. Transportam nutrientes e informações químicas (hormônios) através do seu sangue para todos os sistemas de órgãos e tecidos do seu corpo inteiro. Tudo o que você come é dividido em moléculas que circulam no seu sangue embarcações. Má nutrição pode causar cadeia reações que destroem e obstruem os vasos sanguíneos: o equivalente a engarrafamentos ou acidentes de carro em suas rodovias.

A flexibilidade metabólica ajuda a prevenir o acúmulo de placa no sangue embarcações. O colesterol é um alicerce esta placa, mas às vezes é usada como um termo geral para isso


FÍGADO PÂNCREAS




Seu fígado é o centro de comando que direciona as moléculas que transportam nutrientes ao longo do seu vaso sanguíneo rodovias. Ele também gerencia seu curto e armazenamento de energia a longo prazo. Seu pâncreas controla o hormônio insulina, que é necessária para remover glicose dos vasos sanguíneos e coloque-o em suas células para usar de um lado para outro


CÉREBRO




Sua barreira hematoencefálica (BHE) foi projetada para prevenir toxinas e outros patógenos de ir dos vasos sanguíneos ao cérebro. Mas à medida que a má nutrição começa destruindo seus vasos sanguíneos, acaba destruindo também essa barreira. Quando moléculas e toxinas indesejadas entram no cérebro, isso leva à inflamação e danos celulares e podem resultar em condições como Alzheimer e demência. Isso também perturba a capacidade do seu cérebro de produzir hormônios importantes como dopamina e serotonina, que podem inibir gravemente pensamentos, emoções, e seu humor geral. A nutrição tem um impacto ENORME na sua saúde mental.




PROTEJA E ALIMENTE SEU MICROBIOME INTEGRAL



VOCÊ PRECISA DE DIVERSIDADE DE ORGANISMO


Sua dieta e estilo de vida têm um impacto significativo nas quantidades e tipos desses pequenos organismos (micróbios) em seu corpo. Você quer uma alta diversidade E quantidade de micróbios “bons” e uma baixa quantidade de micróbios “ruins”. Você também tem uma camada de muco que protege o revestimento intestinal.


VOCÊ PRECISA PROTEGER SEU MUCO INTESTINO


Você também tem uma camada de muco que protege o revestimento intestinal. Micróbios saudáveis ​​ajudam construir e manter o muco. Sem o muco → seu revestimento intestinal fica mais vulnerável a danos. O revestimento intestinal é uma única camada de células que determina o que pode ou não entrar seu corpo através do trato digestivo. É a sua primeira linha de defesa.


VOCÊ PRECISA PROTEGER SEU FORRO INTESTINO


Quando danificado (intestino permeável) → toxinas ambientais e outros patógenos podem entrar no seu corpo e acionar o sistema imunológico e causar inflamação. Seu microbioma intestinal é uma coleção de aproximadamente 100 trilhões de microrganismos vivendo dentro e sobre seu corpo. Esses microrganismos afetam tudo, desde o sistema imunológico até seus desejos alimentares, e eles são extremamente importantes para sua saúde.



3 REGRAS PARA O QUE COMER


EVITE AÇÚCARES E CARBOIDRATOS SIMPLES


Seu corpo evoluiu para funcionar com carboidratos ou gorduras como combustível (lembre-se → flexibilidade metabólica). Mas nunca tivemos acesso a níveis tão elevados de hidratos de carbono, especialmente hidratos de carbono SIMPLES, até recentemente. Nossa evolução simplesmente não teve tempo suficiente para se atualizar.

Nem todos os carboidratos são iguais. O tipo IMPORTA.

Existem principais tipos de carboidratos: simples e complexos.

Os carboidratos simples são digeridos muito rapidamente. Os carboidratos complexos são digeridos mais lentamente e alguns não conseguem ser totalmente digeridos. A velocidade com que os carboidratos são digeridos afeta a taxa de glicose (açúcar) que entra na corrente sanguínea. Isso é conhecido como “Índice Glicêmico”.

Por que a velocidade da glicose na corrente sanguínea é importante?

Quando você ingere glicose → seu pâncreas libera insulina para mover essa glicose para as células em busca de energia. Aumentos mais rápidos e maiores na glicose no sangue desencadeiam uma liberação maior de insulina. Com o tempo → a insulina tem mais dificuldade em remover a glicose da corrente sanguínea, então você produz ainda mais. Isso eventualmente causa resistência à insulina. Você deseja que sua insulina seja sensível à glicose, para que seja mais fácil retirá-la do sangue e levá-la para as células. A glicemia elevada crônica danificará lentamente os sistemas orgânicos e destruirá o metabolismo. Eis o porquê:: a glicose (açúcar) é incrivelmente pegajosa. Se você não conseguir removê-lo do sangue com rapidez suficiente, ele começará a grudar em tudo. Ele se fixará nas membranas celulares, nas proteínas e obstruirá os canais de nutrientes. Este processo é chamado de glicação. Os carboidratos complexos possuem fibras solúveis e insolúveis que retardam a absorção de glicose → evitando picos de glicose (açúcar) no sangue e protegendo a insulina.



EXEMPLOS DE CARBOIDRATOS COMPLEXOS Grãos inteiros não processados ​​Legumes inteiros Frutas inteiras Nozes / Sementes Leguminosas.


EXEMPLOS SIMPLES DE CARBOIDRATOS

Qualquer coisa com "açúcar adicionado" Bagels e doces e muffins Waffles e panquecas Batatas fritas e biscoitos Biscoitos e bolos Arroz branco Sucos de frutas Pães Massas Doces Pizza Refrigerantes

Se você tem sensibilidade e peso saudáveis ​​à insulina → seu corpo digerirá bem carboidratos simples ocasionais. O aumento dos níveis de atividade e da composição muscular também aumenta o metabolismo da glicose.


MAIS MÚSCULO + MAIS ATIVIDADE = MAIOR METABOLISMO DE GLICOSE


Se você luta contra o peso e a resistência à insulina → você deve evitar totalmente os carboidratos simples até melhorar sua flexibilidade metabólica. Você pode até restringir calorias ou limitar todos os carboidratos inicialmente para permitir que a insulina se normalize.


EVITE SEMENTES REFINADAS E ÓLEOS VEGETAIS


Qual é o problema com gorduras e óleos?

As gorduras são únicas: podem ser usadas como fonte de combustível E como blocos de construção para todas as membranas celulares. Para proteger o seu metabolismo e as suas células, as gorduras saudáveis ​​precisam fazer parte da sua dieta. Mas muitas das gorduras (óleos) modernas encontradas nos supermercados fazem mais mal do que bem. Regra EVITE SEMENTES


REFINADAS E ÓLEOS VEGETAIS


Essas gorduras altamente processadas estão agora em quase tudo nas prateleiras dos supermercados porque são incrivelmente baratas de produzir e ótimas para margens de lucro. Os seus criadores também comprometeram dinheiro e recursos significativos para influenciar a investigação e a ciência alimentar para enquadrá-los como alternativas “saudáveis” às gorduras naturais. A VERDADE É: A Mãe Natureza não produz gorduras prejudiciais à saúde, e essas gorduras altamente processadas destroem o metabolismo e a integridade das células, tornando-as mais vulneráveis ​​aos estressores ambientais (como a luz solar, por exemplo).



EXEMPLOS DE GORDURA SAUDÁVEL

Azeite Virgem Extra (EVOO)

Óleo de Abacate

Óleo de Coco

Carne Sebo

Manteiga

Ghee

Banha


EXEMPLOS DE GORDURAS NÃO SAUDÁVEIS

Óleo de girassol e cártamo

Margarina e gordura vegetal

Óleo de canola e milho

Óleo de semente de algodão

Óleo de semente de uva

Óleo de colza

Óleo vegetal

Óleo de farelo de arroz

Óleo de soja

Óleo de amendoim


PRIORIZE ALIMENTOS REAIS E INTEIROS


O que define um alimento “real” ou “integral”?

Qualquer alimento não processado ou minimamente processado é considerado um “alimento integral”. O perfil nutricional de uma fatia de calabresa não é o mesmo de um pedaço de carne fresca. O processamento de alimentos e o cozimento em temperaturas muito altas podem destruir nutrientes e criar moléculas prejudiciais nos alimentos que você ingere

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page